Na semana passada, quase 400 migrantes foram resgatados do mar em uma só noite na Espanha
Na noite desta segunda-feira, 15, o serviço de Salvamento Marítimo da Espanha resgatou uma embarcação com 47 migrantes, sendo que três deles já estavam mortos, próximo à costa de Fuerteventura, no arquipélago das Ilhas Canárias.
Por volta das 23h (horario loca), o centro de Salvamento Marítimo foi alertado de uma ligação recebida de uma embarcação que estava a cerca de 7km de Gran Tarajal, em Fuerteventura. O serviço então enviou o Guardamar Polimnia para a área e pediu a um navio próximo que confirmasse o aviso.
O navio confirmou que havia avistado a embarcação e esperou a chegada do Guardamar Polimnia, que às 00:35 resgatou as pessoas a bordo, incluindo três corpos sem vida. De acordo com as autoridades, todos os imigrantes são de origem Magrebe, com exceção de um subsaariano. Entre as pessoas resgatadas estavam 42 homens, duas mulheres e uma criança, além dos três mortos.
Na sexta-feira, 12, o serviço de Salvamento Marítimo espanhol anunciou o resgate de 392 migrantes em uma só noite, que viajavam em oito embarcações precárias, entre os quais estavam uma mulher grávida e uma criança, que foram levados para terra firme de helicóptero.
Segundo dados do Ministério do Interior da Espanha, mais de 8.700 migrantes chegaram no país pelas Ilhas Canárias no primeiro semestre de 2022. Desde o início do ano, pelo menos 311 pessoas morreram ou desapareceram na rota migratória do Atlântico, enquanto tentavam chegar até a Espanha, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual